Construction cost evaluation is very important in the viability study phase of any project. But the less information about the project is available the less reliable the cost estimation is. The present budget processes are considered to provide good information when detailed designs are ready, but not when just a preliminary conception of the building is discussed.

This paper presents a method that has been developed by the authors to improve cost estimation based on the schematic design phase. The current study can also provide directions for the architects to design a building that reaches certain cost goals.
This paper shows the ideas of the method by means of an example. Its main principles and the directions to quantify the tasks e estimate costs are presented for structural masonry. Some figures coming from real case studies are discussed to show how the method can be useful for project cost analysis.

O prognóstico de custos de um empreendimento a ser realizado é informação de grande importância para o estudo de sua viabilidade. No entanto, tal expectativa é tão mais marcada por imprecisão, quanto menor for o nível de detalhamento do projeto do produto a ser executado. Os métodos de orçamento são mais bem resolvidos quando se trata de quantificar projetos executivos do que ao se lidar com estudos de massa ou informações neste nível de detalhamento.

Dentro deste contexto, este trabalho procura colaborar na geração de um método que proporcione, durante o estudo de viabilidade, informações que tornem o prognóstico de custos mais acurado, seja no sentido de, partindo-se de um estudo preliminar de arquitetura, chegar-se a tal valor, ou de se gerarem diretrizes para o projeto que resultem em um custo compatível com o cabível no empreendimento.

Como parte integrante do desenvolvimento de tal método de prognóstico, neste trabalho se apresenta o raciocínio cabível na avaliação do custo de cada subsistema do edifício, exemplificando-se, especificamente, para o caso da alvenaria estrutural. Mostra-se a idéia geral usada para a avaliação do custo deste subsistema, indicando-se o conceito geral, seguido das preocupações cabíveis na quantificação e na análise dos custos. Dados relativos a uma aplicação prática são apresentados como forma de demonstrar a possibilidade de uso do método proposto.