TY - CONF T1 - Caracterização da Localização e Desenvolvimento dos Edifícios de Escritórios na Cidade de São Paulo de 1940 a 2006 por meio da aplicação do SIG T2 - VII Seminário Internacional da LARES Y1 - 2007 A1 - Roberto Righi A1 - Fabrício Ribas Chicca AB -

O trabalho avalia a relação entre o lançamento de escritórios, segundo padrões e suas localizações na cidade de São Paulo de 1940 a 2006, através do SIG, excluída a área central.

A metodologia envolve a pesquisa de 1388 edifícios de escritórios, com fichas cadastrais processadas pelo SIG, nos extratos de baixo, médio e alto padrão. Na seqüencia localiza-se a evolução dos lançamentos e a formação dos novos centros comerciais nas avenidas: Paulista, Brigadeiro Faria Lima, Eng Luis Carlos Berrini e Juscelino Kubitschek (próximo a região da Faria Lima) e marginal do rio Pinheiros.

Assim são caracterizados os “picos” de desenvolvimento tecnológico no mercado imobiliário, resultantes do aquecimento e da competição mais acirrada, com interferência na qualidade do produto final. Este processo é caracterizado nos mapas pela concentração de prédios “especializados”. Estas dinâmicas também interessam planejamento urbano, pois destes deslocamentos locacionais na direção sudoeste da cidade, emergem questões como: o agravamento dos problemas de trânsito, a valorização de certas localizações em detrimento de outras e a previsão de execução de intervenções e obras públicas.

JA - VII Seminário Internacional da LARES T3 - LARES CY - São Paulo J1 - VII Seminário Internacional da LARES. ID - oai:lares.id:lares_2007_t030-righi_chicca M3 - 10.15396/lares_2007_t030-righi_chicca ER -