TY - CONF T1 - Campo de Golfe como empreendimento de Real Estate: construção de cenário para análise e formatação do produto T2 - 10ª Conferência Internacional da LARES Y1 - 2010 A1 - Kali Justine Komura Ebert AB -

O crescimento do golfe no Brasil vem acompanhando uma tendência mundial. Segundo a Federação Paulista de Golfe, o Brasil possui 62 campos de golfe oficiais e apresenta atualmente um crescimento nunca visto, com novos campos em projeto ou execução (dados de 2010). Este processo também é incentivado pela volta do golfe aos jogos olímpicos no Rio de Janeiro em 2016, depois de mais de um século fora dos mesmos.

Dentro dessa perspectiva de crescimento, o objetivo deste trabalho é analisar o campo de golfe sob a ótica de um empreendimento de real estate elencando de forma sistêmica os principais aspectos relacionados ao produto campo de golfe, compreendendo desde características de seu mercado, como também aspectos físicos relacionados à área, desde a importância da aprovação ambiental até aspectos operacionais relevantes, de modo a entender as necessidades para a formatação e viabilização de um campo de golfe como um empreendimento de real estate, sob o ponto de vista do empreendedor.

O estudo foi realizado com base em pesquisa e revisão bibliográfica de fontes relacionadas ao setor, meio acadêmico, publicações nacionais e internacionais de referência e pesquisa qualitativa realizada por meio de entrevistas. A metodologia seguida foi a análise das principais fases do ciclo de um campo de golfe, desde a sua concepção até a sua operação, identificando nelas seus principais atributos relacionados à formatação de um empreendimento.

Buscamos desta forma analisar o campo de golfe identificando o seu mercado, público alvo, principais aspectos e custos existentes nas fases de concepção e implantação do negócio, bem como a proporção das suas principais receitas na fase de operação do negócio, permitindo o entendimento do campo de golfe como um negócio de base imobiliária.

JA - 10ª Conferência Internacional da LARES T3 - LARES CY - São Paulo J1 - 10aLARES ID - oai:lares.id:lares-2010-artigo-466-478-1-rv M3 - 10.15396/lares-2010-artigo-466-478-1-rv ER -