TY - CONF T1 - OPERAÇÃO URBANA CONSORCIADA ÁGUA ESPRAIADA: Análise do Mercado Imobiliário no Setor Berrini T2 - 10ª Conferência Internacional da LARES Y1 - 2010 A1 - Angela dos Santos Silva AB -

A Operação Urbana Consorciada Água Espraiada é regida por lei específica e divide-se nos seguintes setores: Setor Jabaquara, Setor Brooklin, Setor Berrini, Setor Marginal Pinheiros, Setor Chucri Zaidan e Setor Americanópolis. Esse artigo apresenta os resultados da análise do mercado imobiliário na região em duas épocas: antes e depois da Lei da Operação Urbana.

No decorrer do estudo foram examinados, mensurados e avaliados o comportamento do mercado imobiliário com relação à demanda por estoque comercial e residencial, identificando fatores que influenciaram no aquecimento deste mercado.
Para isso, foram coletados dados de empresas do ramo imobiliário sobre à demanda por estoques comercial e residencial da década de 80 até o ano de 2009.

Concluiu-se que durante o período antes e depois da Lei da Operação Urbana ocorreram oscilações de aumento e decréscimo da demanda por estoques, tanto do comercial quanto do residencial.
Outro fato observado foi que a valorização de uma área pode ser fruto da implantação de Melhoramentos Públicos por parte do Poder Público. Porém, existiram situações em que o empreendedor investiu em uma região e só posteriormente a infraestrutura foi implantada.

Questões como Lei de Zoneamento, abertura da Avenida Água Espraiada são fatores que também influenciaram no aquecimento do mercado imobiliário.

JA - 10ª Conferência Internacional da LARES T3 - LARES CY - São Paulo J1 - 10aLARES ID - oai:lares.id:lares-2010-artigo-470-443-2-rv M3 - 10.15396/lares-2010-artigo-470-443-2-rv ER -