TY - CONF T1 - O Mercado Brasileiro de Securitização Imobiliária: uma análise comparativa de spreads T2 - 15ª Conferência Internacional da LARES Y1 - 2015 A1 - Eduardo Fernandes Cazassa KW - CRI KW - financiamento imobiliário KW - precificaçãCRI KW - pricingo KW - real estate financing KW - securitização KW - securitization KW - spread AB -

Este trabalho busca apresentar o contexto do mercado brasileiro de Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs) como instrumento de dívida, desenvolvimentos recentes e uma análise comparativa de spreads desses títulos.

A literatura existente relata o subdesenvolvimento do mercado brasileiro de títulos de dívida privada. Entretanto, uma análise mais profunda dos títulos de dívida estruturada pode relacionar os motivos para seu relativo sucesso e perspectivas de crescimento. A experiência americana é brevemente descrita. Estatísticas sobre o mercado brasileiro de dívida são apresentadas. O mercado brasileiro de dívida oferece grandes oportunidades para o mercado de dívida privada, apesar da forte existência do mercado de dívida pública.

Neste trabalho, o autor investiga o spread entre os CRIs, títulos da dívida pública e as debêntures locais. Os resultados preliminares indicam um comportamento oportunístico de mercado ao se apropriar de ganhos adicionais em momentos de ajustes econômicos.

Com o objetivo de aprofundamento do conhecimento e do maior uso deste tipo de dívida estruturada, as principais recomendações deste trabalho são: (i) o incentivo ao mercado primário e secundário por meio de padronização das emissões; (ii) maior disponibilidade de informações detalhadas para comparação com benchmark de mercado; (iii) menor exigência de valor mínimo para compradores desses instrumentos; (iv) a existência de um benchmark de vencimento longo assim como de curva de juros pré-fixada de longo prazo. Em resumo, há boas perspectivas para crescimento no mercado de dívida privada, em especial para instrumentos de dívida estruturada.

JA - 15ª Conferência Internacional da LARES T3 - LARES CY - São Paulo J1 - 15aLARES ID - oai:lares.id:lares_2015_1181-1365-1-rv M3 - 10.15396/lares_2015_1181-1365-1-rv ER -