TY - CONF T1 - Efeitos do aumento do crédito na produção imobiliária residencial na cidade de São Paulo – período 2005 a 2012 T2 - 13ª Conferência Internacional da LARES Y1 - 2013 A1 - Luciano G. Braga de Lima AB -

Este artigo tem como objetivo analisar os efeitos da política de crédito imobiliário do governo federal a par- tir do ano de 2005 sobre a produção imobiliária residencial em São Paulo, os custos dos imóveis e a parcela da população que consegue ter acesso ao crédito imobiliário para comprá-los. Essa análise será realizada em caráter de um ensaio, utilizando dados estatísticos de crescimento populacional do IBGE, da evolução do déficit habitacional segundo o Ministério das Cidades, da demanda habitacional segundo pesquisa da Caixa Econômica Federal, índices de custo dos imóveis a venda da Fipe-Zap, dados de crédito imobiliário da Abe- cip e de órgãos de atuação setorial como o Secovi.

Após um longo período de desorganização do Sistema Financeiro da Habitação e do crédito imobiliário no Brasil, cujo ápice foi o fechamento do Banco Nacional de Habitação (BNH) em 1986, a estabilização eco- nômica ocorrida a partir da segunda metade da década de 1990, o aumento da renda da população e novos marcos regulatórios permitiram a retomada do crédito imobiliário, em especial a partir do ano de 2006. Em 2009 o governo federal anunciou o programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) e, em 2011, o programa Minha Casa, Minha Vida 2. Juntos, os dois programas têm como objetivo subsidiar ou financiar a constru- ção de três milhões de moradias para a população de mais baixa renda (até 10 salários mínimos).

Todos esses fatores indicam a expansão da população atendida pelo crédito imobiliário mas, por outro lado, o aumento da disponibilidade de crédito levou ao aumento expressivo dos preços dos imóveis novos e do custo da terra urbanizada, o que paradoxalmente gera o efeito contrário para uma parcela expressiva da po- pulação, isto é, a dificuldade da elegibilidade a receber crédito imobiliário pela defasagem entre a renda e o custo dos imóveis.

JA - 13ª Conferência Internacional da LARES T3 - LARES CY - São Paulo J1 - 13aLARES ID - oai:lares.id:lares_2013_782-1022-2-rv M3 - 10.15396/lares_2013_782-1022-2-rv ER -