TY - CONF T1 - Uma análise da demanda de entregas para abastecimento de um estabelecimento comercial de pequeno porte em São Paulo T2 - 13ª Conferência Internacional da LARES Y1 - 2013 A1 - Rodrigo Hagen Bianchi A1 - Cláudio Barbieri da Cunha A1 - Nathalia de Castro Zambuzi A1 - Hugo T. Y. Yoshizaki AB -

O abastecimento de bens e produtos para estabelecimentos comerciais em grandes cidades é um desafio relevante e atual da logística. Em metrópoles de países ditos “emergentes” ou “em desenvolvimento”, oambiente urbano onde ocorrem as entregas de produtos e mercadorias pode ser significativamente distinto do encontrado nos países desenvolvidos, afetando a logística urbana de distribuição de carga.

Um dos aspectos importantes, quando se buscam medidas a fim de tentar melhorar a circulação de caminhões e a distribuição urbana de carga, em particular nas megacidades, é o conhecimento da demanda de transporte de carga para uma determinada área, a qual pode ser estimada com base nos fluxos de produtos e mercadorias destinados aos estabelecimentos comerciais envolvidos, e que consiste na motivação deste trabalho.

Dessa forma, a partir de pesquisa bibliográfica e revisão da literatura científica relacionada ao tema, procura-se caracterizar o processo de entregas a estabelecimentos comerciais de pequeno porte e avaliar a aplicação dos principais modelos de demanda de transportes, mais especificamente aqueles de demanda de transporte de carga, para estudos que envolvam a logística urbana em um panorama de megacidades. Aplica-se um modelo desenvolvido a um estabelecimento piloto, que se condiciona às características logísticas e comerciais definidas, e avaliam-se os resultados obtidos.

JA - 13ª Conferência Internacional da LARES T3 - LARES CY - São Paulo J1 - 13aLARES ID - oai:lares.id:lares_2013_860-1008-1-sm M3 - 10.15396/lares_2013_860-1008-1-sm ER -