TY - CONF T1 - A INFLUÊNCIA DA MACROECONOMIA NO MERCADO DE ESCRITÓRIOS CORPORATIVOS DE SÃO PAULO: UM ESTUDO SOBRE OS CICLOS DE OFERTA E DEMANDA NO PERÍODO DE 2001 A 2015 T2 - 16ª Conferência Internacional da LARES Y1 - 2016 A1 - Denise Bellinati Robert Pires AB -

O mercado de escritórios corporativos para locação acompanha ciclos de oferta e demanda, reflexo da conjuntura macroeconômica, além da própria dinâmica interna do mercado.
Sendo investimentos de longo prazo e substancial aporte financeiro, a decisão pela construção de edifícios de escritórios deve estar embasada em sólidas informações de mercado, que permitam planejamento e estratégia de inserção.

Considerando o tempo necessário para construção de um empreendimento, o momento econômico na tomada de decisão de investir pode ser diverso do momento de efetiva inserção de um edifício no mercado. Um fator mitigador de riscos está ligado à compreensão do comportamento cíclico do mercado de real estate, posicionamento e acesso a informações que, com base em tendências passadas, permitam construir possíveis cenários futuros.

Como os ciclos de oferta e demanda realizam pressão sobre preço de locação e este é o impulsionador do crescimento do mercado de Edifícios de Escritório para Locação, este trabalho faz uma leitura do comportamento dos preços e possíveis fatores de influência no mercado de escritórios corporativos de São Paulo durante o período de 2001 e 2015, à luz do desempenho macro e conjuntura econômica. Através da análise das correlações entre variáveis macroeconômicas e indicadores de mercado de escritórios relacionados ao binômio oferta e demanda, são identificadas aquelas que exercem maior influência sobre preço e seu comportamento ao longo do tempo, para entendimento de como se dá a relação de preços ao longo dos ciclos imobiliários.

Com análise sobre universo de pesquisa num horizonte de 15 anos, identificou-se a forte aderência da taxa de vacância sobre preços, a influência da oferta x demanda e conjuntura econômica na formação da vacância. Também ficou evidente que a análise deste mercado não se dissocia de ciclos econômicos, pois análises pontuais não fazem sentido sem que seja almejado o entendimento do cenário macro.

JA - 16ª Conferência Internacional da LARES T3 - LARES CY - São Paulo J1 - 16aLARES ID - lares-16-pires_influences_artigo ER -