TY - CONF T1 - Análise de atributos de empreendimentos residenciais para renda no contexto da Economia Compartilhada T2 - 19ª Conferência Internacional da LARES Y1 - 2019 A1 - Beatriz Carra Berthe A1 - Paola Torneri Porto KW - Coliving KW - economia compartilhada KW - Empreendimentos residenciais para renda KW - mercado imobiliário KW - Real Estate Market KW - Residential based enterprises KW - Sharing Economy AB -

A economia compartilhada se apresenta como um caminho. Essa nova relação de consumo é baseada em descentralização, redução de impactos e relacionamentos de confiança, ou seja, bens e serviços são obtidos de forma compartilhada de modo que a divisão substitui o acúmulo. Essa forma de se relacionar está cada vez mais presente na sociedade contemporânea, através de soluções que facilitam o cotidiano das pessoas e as mantêm conectadas.

Diante disso, empresas serão competitivas se souberem se posicionar estrategicamente e, principalmente, conseguirem identificar as demandas e os anseios de seu público alvo. Logo, surge no mercado imobiliário o desafio de oferecer produtos e soluções inovadores ao público jovem de hoje, que se consolidará o principal mercado consumidor dos próximos anos.

O presente trabalho busca estudar o desenvolvimento de empreendimentos residenciais para renda inseridos na economia colaborativa em todas as suas fases (estruturação, implantação e operação), de modo a analisar quais são os requisitos relevantes desses empreendimentos do ponto de vista técnico, jurídico, mercadológico e operacional, abordando, desde a escolha do terreno até a operação do edifício, com ênfase na formatação do produto imobiliário.

JA - 19ª Conferência Internacional da LARES T3 - LARES CY - São Paulo J1 - 19aLARES ID - LARES-2019-15_CarraBertho_TorneriPorto M3 - 10.15396/LARES-2019-15_CarraBertho_TorneriPorto ER -