%0 Conference Paper %B 18ª Conferência Internacional da LARES %D 2018 %T Mercado Imobiliário Carioca: o que os últimos anos podem falar sobre os próximos %A Pedro B. Borba Neves %X

Os principais indicadores relativos ao mercado imobiliário apontam que os imóveis mais caros do Brasil estão na cidade do Rio de Janeiro, realidade essa facilmente percebida pela sua população. Nos últimos 9 anos a cidade passou por fases bastante distintas, desde o boom imobiliário até a grave crise financeira dos dias atuais.

Inicialmente veio a euforia de grandes investimentos financeiros devido à chegada da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos, tendo a cidade passado por inúmeras obras e intervenções em sua infraestrutura urbana, bem como a criação de novas políticas de segurança pública, além da liquidez financeira propiciada pelos elevados royalties da produção de petróleo.

Após a euforia chegou a ressaca: a cidade passou, e ainda passa, por grandes desafios, tanto no campo político quanto no campo econômico. O Rio está figurando nas páginas policias exibindo desde crimes violentos até crimesde "colarinho branco” com seus últimos Governadores presos ou respondendoa processos; a taxa de desemprego é das mais altas do país, com o Estado extremamente endividado passando por dificuldades em pagar os salários dos funcionários ativos e inativos.

Diante deste cenário pitoresco, com tantos altos e baixos, o comportamento futuro do mercado imobiliário é uma grande incógnita.

Entender como se comportaram, e se correlacionaram, os principais índices de preços de imóveis e os negócios imobiliários realizados com as oscilações nos valores do mercado internacional do petróleo, as taxas de juros oficiais brasileiras, os índices de Valores de Garantia Imobiliária e índices da construção civil, nos permitirá averiguar o "gap" entre os preços ofertados e os valores das transações efetivadas, jogando alguma luz nas questões relativas a este futuro tão nebuloso.

%B 18ª Conferência Internacional da LARES %S LARES %C São Paulo %8 09/2018 %@ 978-85-66934-09-0 %G eng %! 18aLARES %& Ciclos em real estate | Real Estate and Market Cycles %R 10.15396/lares_2018_paper_26-Neves