%0 Conference Paper %B 10ª Conferência Internacional da LARES %D 2010 %T O Impacto da Recessão Econômica e do Acordo de Copenhague no Mercado de Carbono %A Heliana Lombardi Artigiani %A Cláudio Tavares de Alencar %X

O mercado de carbono no mundo se consolidou em 2008, o primeiro ano do período de compromisso do Protocolo de Quioto, com isso houve uma grande movimentação no comércio de emissões neste ano, muito acima que os anos anteriores.
No final do ano de 2008 houve a crise na economia mundial e logo após em 2009 a grande expectativa pelo acordo de Copenhague e a possível entrada dos Estados Unidos no acordo, que foi finalizada com decisões pouco significativas. Essas duas ocorrências influenciaram o comportamento do mercado de carbono, e o objetivo do artigo é identificar como essa influencia foi sentida, na variação do preço das Reduções Certificadas de Emissões (RCEs), no recuo de novos projetos, ou na negociação das RCEs no Brasil e no Mundo.

Com a análise dos dados de mercado conseguidos através dos órgãos relacionados, Banco Mundial, BM&F, UNFCC, Point Carbon entre outros, será elaborado um comparativo ano a ano dos indicadores acima relacionados, desde o início do mercado até 2010, conseguindo assim informações que reflitam a influência no comportamento do mercado.

Com a organização dos dados é possível identificar se o mercado de carbono como tantos outros sofreu com a crise, ou se é um mercado independente em que somente ocorrências relacionadas como o acordo de Copenhague, têm o poder de influência. Com isso pode ser percebida a influência do mercado de carbono também no mercado de Real Estate no Brasil, principalmente nos empreendimentos de infra- estrutura, os quais muitas vezes são viabilizados pelo Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL).

%B 10ª Conferência Internacional da LARES %S LARES %C São Paulo %8 09/2010 %G eng %! 10aLARES %R 10.15396/lares-2010-artigo-336-534-1-dr