%0 Conference Paper %B 10ª Conferência Internacional da LARES %D 2010 %T Método de prognóstico de custos de edificações na fase de estudo de viabilidade – aplicação ao caso de alvenaria estrutural %A Kato, Camila Seiço %A Ubiraci Espinelli Lemes de Souza %X

O prognóstico de custos de um empreendimento a ser realizado é informação de grande importância para o estudo de sua viabilidade. No entanto, tal expectativa é tão mais marcada por imprecisão, quanto menor for o nível de detalhamento do projeto do produto a ser executado. Os métodos de orçamento são mais bem resolvidos quando se trata de quantificar projetos executivos do que ao se lidar com estudos de massa ou informações neste nível de detalhamento.

Dentro deste contexto, este trabalho procura colaborar na geração de um método que proporcione, durante o estudo de viabilidade, informações que tornem o prognóstico de custos mais acurado, seja no sentido de, partindo-se de um estudo preliminar de arquitetura, chegar-se a tal valor, ou de se gerarem diretrizes para o projeto que resultem em um custo compatível com o cabível no empreendimento.

Como parte integrante do desenvolvimento de tal método de prognóstico, neste trabalho se apresenta o raciocínio cabível na avaliação do custo de cada subsistema do edifício, exemplificando-se, especificamente, para o caso da alvenaria estrutural. Mostra-se a idéia geral usada para a avaliação do custo deste subsistema, indicando-se o conceito geral, seguido das preocupações cabíveis na quantificação e na análise dos custos. Dados relativos a uma aplicação prática são apresentados como forma de demonstrar a possibilidade de uso do método proposto.

%B 10ª Conferência Internacional da LARES %S LARES %C São Paulo %8 09/2010 %G eng %! 10aLARES %R 10.15396/lares-2010-artigo-457-480-1-rv