%0 Conference Paper %B 11a Conferência Internacional da LARES %D 2011 %T Os impactos das parcerias com empresas públicas na gestão de empresas privadas que atuam no setor de real estate %A Wagner Laurindo Dias %A Eliane Monetti %K empresa privada %K empresa pública %K parceria %K part real estate %K Partnership %K private company %K public company %K real estate %X

Em um empreendimento de Real Estate, as parcerias entre empresas incorporadoras ocorrem, principalmente, para dividir riscos e estruturar funding. Após esta etapa, a gestão de implantação do empreendimento é feita de maneira conjugada entre parceiros em que cada um, geralmente, assume uma parte do serviço de gestão.

Nos últimos anos, após a oferta pública de ações de empresas atuantes no setor de real estate na bolsa de valores de São Paulo, grandes empresas do setor (empresas públicas) formaram parcerias com empresas menores (empresas privadas) em busca de negócios em real estate para fomentar seus negócios, seus lucros e, por conseguinte, a valorização de seus papéis.

Passado este momento, empresas privadas parceiras de empresas públicas do setor de real estate estão sofrendo impactos em sua gestão influenciados pelo modelo transparente conceituado por governança corporativa imposto pelo mercado às empresas de capital aberto.

Neste contexto, este artigo tem o intuito de, sob o ponto de vista da gestão, mostrar os e impactos que podem ser evidenciados para a empresa privada quando esta desenvolve um empreendimento imobiliário com uma empresa pública.

Os impactos de gestão se concentram especificamente nos processos internos da empresa privada focando os aspectos de formalização no processo decisório e a visão sobre os resultados das operações de administração de implantação de empreendimentos imobiliários.

As conclusões deste artigo estarão amparadas em um estudo de caso, e seus resultados estarão embasados em algumas rotinas realizadas pela empresa privada após a formação da parceria, comparando-as com o quadro anterior à ocorrência desta.

%B 11a Conferência Internacional da LARES %S LARES %C São Paulo %8 09/2011 %G PT-BR %! 11aLARES %R 10.15396/lares-2011-515-848-1-dr