%0 Conference Paper %B 15ª Conferência Internacional da LARES %D 2015 %T MÉTODOS DE GESTÃO DE OBRAS DE EDIFÍCIOS NO BRASIL: ESTADO DA ARTE E PRÁTICA DE MERCADO %A Elisabete Maria de Freitas %A Claudio Tavares Alencar %X

O setor de construção de edifícios no Brasil ainda possui características que o classificam como tradicional e conservador e como consequência, de baixa avidez para a implantação de inovações e utilização de métodos de gestão avançados. Apesar disso, muitas organizações têm, dentre outras iniciativas, buscado investir no desenvolvimento de processos produtivos e gerenciais, visando não só a redução de custos, mas também o atendimento às expectativas do cliente, que por sua vez também tem se diferenciado e se tornado cada vez mais exigente.

O objetivo do presente trabalho é apresentar de uma forma resumida o “estado da arte” deste tema combase na literatura referenciada, expondo alguns dos diferentes métodos possíveis de serem utilizados para a gestão das obras de novos empreendimentos, relacionando às teorias do gerenciamento.

Apresenta ainda dados de aplicações no atual mercado adquiridos por meio de entrevistas com dirigentes de empresas construtoras e gerenciadoras, buscando contribuir ao entendimento de como o tema é tratado atualmente no setor assim como sugerir novas pesquisas e estudos a fim de fomentar o contínuo desenvolvimento de métodos de gestão de obras de edifícios dentro do mercado brasileiro.

Como resultado da pesquisa dentro do universo considerado, foi possível sugerir que de uma forma geral as empresas de construção de edifícios de médio porte tendem a se utilizar de uma sistemática de gestão baseado em atividades, e os métodos mais utilizados são PERT e CPM e que não há praticamente aprofundamento e prática de diferentes modelos de gestão de obras.

Conclui-se que a Construção Civil, em especial o mercado brasileiro necessita ainda de ampliar seus conhecimentos e práticas de métodos de gestão de obra diferenciados, uma vez que conceitos diferenciados aliados a sistemas contratuais específicos poderiam definir o sucesso de projetos de construção.

%B 15ª Conferência Internacional da LARES %S LARES %C São Paulo %8 09/2015 %@ 978-85-66934-06-9 %G PT-BR %! 15aLARES %& SESSãO 11 - Negócios da Construção Civil %R 10.15396/lares_2015_1190-1398-1-rv