%0 Conference Paper %B 19ª Conferência Internacional da LARES %D 2019 %T Seleção de empreendimentos imobiliários residenciais: Semelhanças e diferenças na análise de investidores e empreendedores no mercado goiano %A Credson Batista %A Eliane Monetti %A Marcio Belluomini Moraes %K Developers %K empreendedoresReal Estate %K Funding %K Goiás %K investidores %K investors %K Seleção de empreendimentos %X

A análise e seleção de empreendimentos imobiliários são atividades diretamente ligadas a composição das carteiras de empreendedores e investidores. Portanto, possuem uma conexão intrínseca com sucesso das empresas no setor, haja vista que essa decisão norteará grande parte das definições posteriores. Levando em consideração a relevância dessas atividades esse artigo se propôs a avaliar a maneira como os empreendedores e investidores do mercado goiano analisam e tomam as suas decisões relativas à aceitação de um empreendimento imobiliário, seja quanto a qualidade do instrumental empregado, seja quanto aos indicadores avaliados.

Por meio da aplicação de estudo de casos múltiplos foi realizado um breve levantamento das características dos decisores responsáveis pela escolha de novos projetos dentro das empresas avaliadas. Posteriormente mergulhou-se na discussão sobre quais são as informações utilizadas para a decisão, como são elaboradas e como são analisadas. Aproveitou-se esse momento para verificar a homogeneidade do comportamento de empreendedores e investidores e entender a sinergia estabelecida entre os dois grupos. Após esta investigação foi possível identificar pontos onde esses comportamentos divergem, como na profundidade das análises realizadas por cada grupo, no perfil das equipes decisoras, no ferramental empregado, nos indicadores analisados e na percepção do risco imobiliário. Também foi possível analisar as situações que favorecem ou não o estabelecimento dessa parceria e perceber que ainda existem pontos de atrito. Ficou explícito, por fim, que o mercado se encontra em evolução e num processo de amadurecimento realizando análises mais consistentes e detalhadas, separando de maneira mais clara os papeis a serem desempenhados e, principalmente, aumentando a qualidade das premissas empregadas.

Após essa explanação conclui-se que este trabalho serve como um diagnóstico da forma como os empreendimentos são selecionados dentro mercado imobiliário goiano, sob a ótica do estabelecimento de parcerias para funding.

%B 19ª Conferência Internacional da LARES %S LARES %C São Paulo %8 09/2019 %G eng %! 19aLARES %& 12 - Mercado de capitais e o real estate %R 10.15396/LARES-2019-12_Batista_Monetti_BelluominiMoraes