%0 Conference Paper %B 19ª Conferência Internacional da LARES %D 2019 %T MODELO DE VIABILIDADE DE CONSTRUÇÃO HOSPITALAR PARA TRATAMENTO DE CÂNCER %A Pedrinho Goldman %K câncer %K construção %K Construction %K Hospital %K hospitalar %K viabilidade %K Viability %X

É crescente o aumento do número de casos de câncer na população brasileira. São necessários novos investimentos para construções hospitalares para atendimentos aos pacientes. Estes investimentos podem ser incentivados quando organizados com parcerias público-privadas (PPP). No entanto, há fatores de riscos decorrentes de ambientes macro e microeconômicos, bem como de variáveis qualitativas e quantitativas associados aos estudos de viabilidade.

O objetivo do estudo é desenvolver um Modelo que possa ser utilizado para projetar a rentabilidade dos investimentos em construção hospitalar, considerando os fatores de riscos.

Para isso será aplicado um estudo de caso, com a montagem de um fluxo de caixa considerando o período de construção e operação, os fatores de riscos envolvidos neste projeto, e seus impactos sobre o fluxo de caixa. A adoção da simulação do Método de Monte Carlo possibilita estimar variáveis de resultados para o investimento.

A principal contribuição desta pesquisa é a criação de um método que permita aos investidores públicos e privados avaliarem a rentabilidade de investimentos em construções hospitalares usando uma abordagem estocástica. A contribuição secundária é possibilitar um incremento de investimentos na área da saúde pública beneficiando toda a sociedade.

%B 19ª Conferência Internacional da LARES %S LARES %C São Paulo %8 09/2019 %G eng %! 19aLARES %& 15 - Empreendimentos de base imobiliária: shopping centers, edifícios de escritórios, hospitais %R 10.15396/LARES-2019-15_Goldman