Keywords Abstract
Turri, Isabelle, and Eliane Monetti. "A demanda de conhecimento em Real Estate necessária aos profissionais atuantes na área: uma pesquisa junto às empresas empregadoras." In 20ª Conferência Internacional da LARES. The demand for knowledge according to real estate practitioners: a survey within different employers. Online, 2021.

Ao redor do mundo autores tem visões distintas acerca da educação em real estate, realçadas devido aos estágios de desenvolvimento diferentes de suas regiões. O estudo de real estate de um local tende a ser moldado às demandas de conhecimento dos profissionais atuantes na região. Dentre os desafios do estudo desta temática, há pouco conhecimento para estudo desta disciplina, e as referências são exclusivamente do que se observa em economias mais desenvolvidas, a nomenclatura utilizada não é padronizada, e não há um corpo de conhecimento único.

Esta pesquisa buscou conhecer a demanda do conhecimento, na visão do mercado e dos contratantes atuantes em diferentes áreas do real estate, por meio das aplicações de questionários aos contratantes.

Foram identificados conceitos, temas e tópicos vinculados às atividades profissionais de real estate, organizados em 5 segmentos: (i) empreendimentos em real estate; (ii) finanças em real estate; (iii) nvestimento em real estate; (iv) economia em real estate e (v) gestão em real estate, cada qual abrangendo diferentes tópicos.

Os profissionais selecionados para aplicar os questionários foram identificados em diferentes grupos, assim identificados: empresas incorporadoras - desenvolvedoras de empreendimentos imobiliários; empresas investidoras - apenas investem, não operam, tem seu foco em aportar recursos; e empresas de properties - empresas detentoras de imóveis comerciais de renda, com foco na aquisição, locação, administração e venda.

Por meio do formulário, os indivíduos atribuíram níveis de importância aos temas, que permitiram hierarquização. Por meio dessas atribuições foi possível ranquear os temas.

Três tópicos se destacaram em termos de relevância, independentemente do segmento ou área de atuação empresarial. São eles: (i) a construção de modelos econômico-financeiros para análise de investimentos; (ii) a formatação de empreendimentos; (iii) o mercado financeiro e suas expectativas de comportamento.

Daccorone, Fernanda, and Paola Torneri Porto. "A Emissão de Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs) no Mercado de Home Equity." In 20ª Conferência Internacional da LARES. Issuance of Mortgage Backed Securities (MBS) in the Home Equity Market. Online, 2021.

O presente trabalho apresenta e analisa a securitização de recebíveis imobiliários lastreados em operações de Home Equity, operação esta que foi autorizada pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) em 2018. Assim, é feita uma análise por meio do estudo da estrutura e das características da operação, discussão dos pontos relevantes a serem analisados dentro de uma carteira de recebíveis, tanto relacionados ao crédito como também à garantia. Adicionalmente, o trabalho apresenta os papéis de cada participante na estrutura, aspectos regulatórios, jurídicos, econômicos e referentes à análise do investimento e dos riscos existentes. Sendo essa avaliação focada na análise da qualidade dos negócios, a mesma será feita por meio de desenvolvimento teórico, que fornecerá o embasamento necessário para abordar o estudo de caso, que fará a utilização de dados dos ativos de uma carteira protótipo de CRI (Home Equity). O trabalho traz discussão dos principais pontos positivos e negativos da operação para o investidor, por meio da análise dos aspectos da carteira e da estruturação, como por exemplo o LTV (loan-to-value) mais baixo resultado das operações de Home Equity comparadas com o financiamento imobiliário, a segurança da garantia real e os riscos inerentes a ela, diversificação dos créditos da carteira, pulverização do lastro, maior número de pessoas físicas dentro da operação, além de outros aspectos jurídicos e econômicos.

Silva, Carolina, and Lima Schleder. "A influência da financeirização na atividade das incorporadoras e no processo de verticalização de Balneário Camboriú, SC." In 20ª Conferência Internacional da LARES. LARES. Online, 2021.

Balneário Camboriú é uma cidade brasileira no litoral do estado de Santa Catarina, que surge a partir da sua separação do município de Camboriú em 1964, sua economia se apoia predominantemente no turismo, porem devido a limitação da atividade hoteleira na Praia Central as indústrias de incorporação e construção civil ganharam espaço promovendo a venda de segundas residências para turistas, o resultado foi a verticalização da Praia Central a níveis ímpares na região, por sua vez o atrativo da verticalização e ilusão de escassez de terra acarretaram a valorização do metro quadrado na cidade. A difusão da financeirização em cidades de pequeno e médio porte na década de 2010 coincide com uma segunda explosão da verticalização em Balneário Camboriú que passa a ter alguns dos prédios mais altos do país. O objetivo deste artigo é explorar a influência do processo de financeirização na atividade das incorporadoras da cidade em especial a verticalização. Para isto foi realizado um registro da evolução da verticalização da cidade por meio de gráficos utilizando como base os dados fornecidos pelo município. Posteriormente uma revisão bibliográfica acerca da financeirização nos indica os fatores mais relevantes deste processo. Por meio de análise de materiais de marketing, legislações urbanísticas e demonstrativos de Fundos de Investimento Imobiliário conseguimos compreender a influência da financeirização na atividade das incorporadoras do município.

Bello, Thiago, Salvador Ávila, Tiago Sena, and Yago Alves. "A resiliência na indústria da construção durante a crise da Covid-19." In 20ª Conferência Internacional da LARES. Resilience of construction industry during the crisis of COVID-19 . Online, 2021.

A crise econômica no Brasil e, posteriormente, a crise global sanitária provocada pelo Covid-19, promoveram a busca por resiliência organizacional dentro de sistemas complexos, para que esses possam resistir à crise e se recuperar após os eventos negativos. Essa situação ampliou a necessidade de mensurar o quão resiliente é um ecossistema, visto que grande parte dos indicadores são expostos de forma subjetiva. Dentro do conjunto de atividades que formam o ecossistema da sociedade brasileira, o papel da indústria da construção civil é altamente relevante. Essa indústria é responsável por fatia considerável do PIB nacional e fomenta um grande número de empregos, o que a torna imprescindível na recuperação econômica após momentos de depressão. O volume de trabalho nessa área é, inclusive, um dos principais parâmetros para se observar o comportamento econômico pátrio. O presente artigo trata sobre resiliência organizacional na indústria da construção, com ênfase no impacto de crises como a pandemia da Covid19. O estudo da resiliência envolve diversas ciências, como psicologia, filosofia, e ciências comportamentais, porém, a literatura específica para a construção civil ainda é incipiente. Neste estudo, desenvolveu-se uma revisão da literatura sobre resiliência organizacional, com ênfase na aplicação da Engenharia de Resiliência no setor da construção civil. Posteriormente, como resultados foram analisados os impactos da atual crise econômica para o setor, as boas práticas sanitárias adotadas nos canteiros de obras e qual o cenário de recuperação após a crise. 

Reginatto, Vinícius Oike, Fernando F. A. Souza, Lucas Hernandes Porto, and Rafael Butt Ferna Farias. "Acesso à moradia em São Paulo: visão geral e mensuração." In 20ª Conferência Internacional da LARES. Housing Affordability in São Paulo: overview and measurement. Online, 2021.

Acessibilidade financeira à moradia é um problema central nas regiões metropolitanas brasileiras. Como inexiste um censo imobiliário no Brasil, não foi possível, até o presente momento, dispor de informações sólidas sobre os preços e as características dos imóveis. Combinando dados de anúncios de imóveis, bases socioeconômicas, informações territoriais e urbanas, este artigo apresenta uma abordagem inovadora para mensurar a acessibilidade financeira de imóveis em São Paulo. Além de métricas convencionais como o price-income ratio (PIR) e o housing affordability index (HAI), nós usamos estimamos a distribuição de preços e de renda, via máxima verossimilhança, para calcular Curvas de Lorenz e coeficientes de Gini sob diferentes hipóteses. Nós também construímos um indicador PIR modificado regionalizado que combina um modelo de precificação hedônico e restrições de crédito formais. As métricas elaboradas neste trabalho permitem também o monitoramento constante das condições de acesso à moradia.

Cardim, Rafael Carlos, and Cláudio Tavares de Alencar. "Análise de riscos de investimentos em imóveis retomados por instituições financeiras: estudos de caso na cidade de São Paulo." In 20ª Conferência Internacional da LARES. Risk analysis of investments in real estate properties repossessed by financial institutions: case studies in the city of Sao Paulo. Online, 2021.

Adquirir imóveis retomados por bancos pode ser uma oportunidade de investimento, dado que os preços ofertados geralmente estão abaixo do praticado pelo mercado. Entretanto, existem potenciais adversidades como: o imóvel estar ocupado, em estado deteriorado, sem possibilidade de visitação, ou ser objeto de disputa judicial. Assim, é necessário que no momento da tomada de decisão, os investidores estejam cientes de todos os riscos envolvidos e de seus possíveis impactos no resultado esperado. Neste artigo foram analisados 132 casos reais na cidade de São Paulo, no período de maio de 2018 a abril de 2019, identificando e analisando os riscos dessa modalidade de investimento e apresentando formas de mitigação. A partir disso, criou-se uma rotina de análise dessa modalidade de investimento imobiliário, auxiliando os investidores na tomada de decisão.

Fernandes, Patrícia Sobral, and Cláudio Tavares de Alencar. "Análise do Binômio Risco e Retorno de Diferentes Segmentos de Atuação e Tipo de Gestão de Fundos de Investimento Imobiliário no Mercado Brasileiro no Período entre 2015 e 2019." In 20ª Conferência Internacional da LARES. Analysis of the Risk and Return Binomial of Different Business Segments and Type of Management of Real Estate Investment Funds in the Brazilian Market in the Period Between 2015 and 2019. Online, 2021.

Os Fundos de Investimento Imobiliário (FII) foram criados em 1993 através da Lei 8.668, porém o ano de 2008 foi o verdadeiro divisor de águas desta tipologia de investimento, com a publicação da Instrução Nº 472 da CVM, que ampliou as possibilidades de ativos nos quais os FIIs podem investir.

Após quase 3 décadas de sua criação, os FIIs ganharam destaque como opção de investimento no Brasil nos últimos anos, com crescimento expressivo tanto do número de investidores, quanto de fundos listados na B3, e ainda possuem muito espaço para amadurecimento e consolidação no mercado brasileiro, haja vista o tamanho deste mercado em outros países, como os Estados Unidos.

Nesta linha, este trabalho tem por objetivo fazer uma análise quantitativa do retorno auferido e risco incorrido dos fundos listados em 2015, agrupados por segmentos de atuação e tipo de gestão, a qual se dará através do cálculo do índice de Sharpe, considerando o valor das cotas e distribuição de dividendos ocorridos no período entre 2015 e 2019. Também serão exploradas as principais características de cada um dos segmentos, mostrando as diferenças entre cada uma.

Os resultados evidenciam que portfólios diversificados possuem melhor desempenho do ponto de vista do binômio retorno anualizado e risco do que estratégias focadas em um único segmento, suportando melhor os ciclos econômicos.

Também se verificou que, em linhas gerais, fundos com gestão passiva apresentaram melhor desempenho que fundos com gestão ativa no período de 2015-2019. Porém, ao ampliar o horizonte de análise, observou-se uma tendência de melhora no desempenho destes fundos em relação aos de gestão passiva.

da Luz Neto, Manoel Altivo. "Arquipélago de Tinharé: Exemplo de sustentabilidade para o mundo." In 20ª Conferência Internacional da LARES. Tinharé Archipelago: Example of sustainability for the world. Online, 2021.

O Arquipélago de Tinharé é uma fração singular do Brasil. Unidade política e ambiental onde estão as famosas praias do Morro de São Paulo e Boipeba. Espaço geográfico que será modelo de cidade sustentável vocacionado a despertar interesse em escala planetária. Há para tanto o planejamento estratégico denominado “Plano Cairu 2030”, o inovador fundo de desenvolvimento com base imobiliária e uma sólida governança que integra universidades aliadas, os níveis de governo, organizações sociais e representações empresariais. Tal recorte do território nacional é formado por 36 (trinta e seis) ilhas e acumula preciosos diferenciais competitivos nas áreas de cultura, natureza e posicionamento mercadológico que podem estruturar o melhor destino de visitação de toda a Bahia e destacado polo atrativo do litoral brasileiro. Berço da Marinha do Brasil na Guerra da Independência e do Barroco Arquitetônico no Mundo Colonial Lusitano. Sua economia está ligada, cada vez mais, ao agroecoturismo de alto valor agregado, à náutica e ao real estate em todas as suas dimensões. Estão alinhados para tanto a Municipalidade, o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), a CEF (Caixa Econômica Federal) entre outras organizações renomadas e agências de cooperação internacional. Surgem, nesse contexto, como emblemas, os investimentos estruturantes da “Fazenda Ponta dos Castelhanos” no extremo sul do conjunto de ilhas, da Gamboa ao norte e do entorno do povoado de Garapuá na região central costeira. Enorme potencial que necessita ser revelado mediante a promoção de segurança jurídica com a pacificação do domínio das terras insulares e, ainda mais, na iminência do inevitável esgotamento das reservas de gás e petróleo que alavancaram as receitas públicas na última década. Conjunção de fatores que configura, guardadas as devidas proporções, o mesmo “Dilema de Dubai” nos Emirados Árabes e, portanto, merece atenção especial diante das peculiaridades e das chances reais de erradicar a pobreza no conjunto de ilhas.

Awad, Marcos Mansour Ch, and Lutemberg de Araújo Florencio. "Avaliação de Glebas Urbanizáveis: Indicadores de Referência para Aplicação do Método Involutivo em Loteamentos." In 20ª Conferência Internacional da LARES. Appraisal of Land Developments: Reference Indicators for the Application of the Residual Method. Online, 2021.

As glebas urbanizáveis são imóveis de características especiais e, em função disso, em muitos casos, há dificuldades na aplicação do método comparativo direto de dados de mercado devido à escassez de elementos comparativos semelhantes ao imóvel objeto de avaliação. Além disso, o avaliador também se depara com limitações para definir o valor de mercado deste tipo de propriedade com base em uma amostragem eficiente, haja vista a heterogeneidade dos dados e o caráter impreciso das informações. Uma abordagem metodológica alternativa para a avaliação de glebas urbanizáveis consiste na aplicação do método involutivo, mas cujo emprego requer do avaliador a compreensão das variáveis e dos indicadores que dão suporte a análise de valor. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é identificar e analisar indicadores de referências para as principais variáveis utilizadas no desenvolvimento do método involutivo aplicado na avaliação de glebas urbanizáveis, cujo parcelamento do solo se dê a partir do loteamento. Para isso, foram coletados dados de 23 loteamentos em sete estados do território brasileiro, lançados entre o período de 2010 e 2020 com base em entrevistas, documentos e relatórios fornecidos por players do mercado que atuam efetivamente com o parcelamento do solo urbano. Com base neste levantamento de dados e na estatística descritiva e inferencial foram identificados e analisados os seguintes indicadores: [i] indicadores de referência temporais, [ii] indicadores de referência da eficiência do projeto urbanístico, [iii] indicadores de referência de custos, [iv] indicadores de referência comerciais e [v] indicadores de referência de viabilidade econômico-financeira. Como produto desta pesquisa e no contexto abordado, foram apresentadas e analisadas referências de indicadores relevantes para a avaliação de glebas urbanizáveis pelo método involutivo, o que contribui para promover a aproximação tão necessária entre a teoria e a prática de mercado.

Manrique, Marcos A. Albarra, and Fernando Souza. "Avaliação de Preços Imobiliários Usando Aprendizado de Máquina." In 20ª Conferência Internacional da LARES. Real Estate Price Valuation Using Machine Learning. Online, 2021.

O mercado imobiliário é um dos mais importantes no mundo, e o maior desafio que enfrenta é a correta avaliação dos preços dos imóveis, já que é bastante dinâmico e exige um acompanhamento constante das principais tendências e perspectivas do setor. O mercado imobiliário está exposto a muitas flutuações de preços devido às correlações existentes entre diferentes parâmetros, alguns dos quais não podem ser controlados ou podem até ser desconhecidos. Nesse aspecto, para avaliar com precisão os custos imobiliários, é necessário um dispositivo que compreenda o impacto dos diferentes parâmetros nos custos da propriedade. Um dispositivo de previsão de preços encontra sua aplicação em vários cenários de tomadas de decisão. Uma previsão precisa sobre o preço de imóveis é importante para incorporadores imobiliários ou corretores de imóveis, potenciais proprietários futuros, desenvolvedores, investidores, avaliadores, assessores tributários e outros participantes do mercado imobiliário, como credores hipotecários e seguradoras. Nesse trabalho, pretendemos desenvolver um AVM (acrônimo da expressão inglesa Automated Valuation Model) baseado no aprendizado de máquina que identifica oportunidades no mercado imobiliário em tempo real. O AVM pode ser útil para investidores interessados no mercado imobiliário, já que permite o fluxo efetivo de informações abrangentes para a tomada de decisões sobre atividades de investimento, desenvolvimento e promoção na área imobiliária. Nos concentramos no caso de ativos imobiliários localizados na cidade de São Paulo y Belo Horizonte (Brasil), e listados em sites brasileiros mais relevante na vendas de apartamentos. O AVM é formalmente implementado como um problema de regressão que tenta estimar o preço de mercado de um apartamento, dados os recursos recuperados de listagens públicas online. Para construir esse aplicativo, realizamos uma etapa de engenharia de recursos a fim de descobrir recursos relevantes que permitem atingir um alto desempenho preditivo, e assim uma confiança nos resultados obtidos.

Feigelson, Deutsch. S., E. Rottmann, and O. Silva. "AVALIAÇÕES DE IMÓVEIS: CONSIDERAÇÕES A RESPEITO DO MÉTODO DA RENDA - SEU USO E EVENTUAIS DISTORÇÕES NO MERCADO DAS LOCAÇÕES." In 20ª Conferência Internacional da LARES. PROPERTY APPRAISALS: CONSIDERATIONS REGARDING THE INCOME APPROACH - ITS USE AND POSSIBLE DISTORTIONS IN THE LEASING MARKET. Online, 2021.

O presente estudo analisa o Método da Renda – NBR 14653-4/2002, mais especificamente, em seu item 9.3 – quando se propõe a “[...] identificar o valor do empreendimento com base na expectativa de resultados futuros [...]”. Nesse ponto, o protocolo de avaliação de imóveis tem sido bastante discutido, principalmente em algumas ações judiciais, pela sensação confirmada de que há uma falta de critério ao se utilizar, de forma equivocada, seus ditames em imóveis não caracterizados como de base imobiliária, isto é, alcançando imóveis – terrenos e/ou edificações não produzidos/preparados para que o locador os explore economicamente. A referida norma acrescenta que: “[...] o valor do empreendimento corresponderá ao valor presente do fluxo de caixa projetado, descontados as taxas [...]”. O que se tem visto é que a utilização generalizada do referido método, pressupõe que o locatário utilizará o imóvel preso a um tipo exótico de sociedade com o locador. Esses procedimentos avaliatórios desconexos da realidade, de alguma forma, se distanciam da NBR 14653-2 de 2011, quando o ideal seria a utilização do Método Comparativo Direto de Dados de Mercado, considerando, assim, o valor do imóvel em relação ao valor dos imóveis semelhantes em sua região.

dos Santos, Eduardo Ribeiro. "BIM e a Gestão de Informações no desenvolvimento de projetos imobiliários." In 20ª Conferência Internacional da LARES. BIM and Information Management in the development of real estate projects. Online, 2021.

A gestão da informação vem sendo considerada um processo primordial dentro do âmbito organizacional para auxiliar os profissionais nas tomadas de decisões e tornar as empresas mais competitivas. A adoção BIM no Brasil vem sendo impulsionada após o Decreto BIM BR, que exige a utilização de BIM nos projetos contratados pelo Governo Federal. Assim como na esfera governamental, o mercado imobiliário também começa a demandar aos escritórios de projeto a utilização BIM. Diante deste cenário, normas começam a ser criadas com o objetivo de orientar no gerenciamento de informações para as tomadas de decisões ao utilizar BIM no desenvolvimento de empreendimentos imobiliários. Dentre elas, destaca-se a serie da ISO 19.650 que, dividida em 5 partes, trata da organização para a digitalização e gestão das informações sobre edifícios e obras de engenharia civil, incluindo a modelagem da informação da construção (BIM). Este conjunto de normas estão atreladas diretamente com o gerenciamento de projetos (ISO 21.500), o gerenciamento de ativos (ISO 55.000) e da gestão organizacional (ISO 9.001). Este trabalho, parte de uma pesquisa de doutorado, tem como objetivo identificar como os profissionais envolvidos no desenvolvimento de projetos imobiliários devem utilizar o BIM e a gestão da informação de forma efetiva para as tomadas de decisões em relação ao empreendimento. Para isso, foi realizado uma revisão nas partes já publicadas pela ISO 19.650. São apresentados como resultados, a organização para a definição dos requisitos de informação organizacional e do projeto do empreendimento, assim como o fluxo para o gerenciamento das informações e os aspectos para a implementação de uma abordagem de segurança das informações. Por fim, são discutidos os caminhos para uma efetiva gestão da informação ao utilizar BIM no desenvolvimento de projetos imobiliários evidenciando a importância do tema para o sucesso do empreendimento.

Razali, Muhammad Najib, Rohaya Abdul Jalil, Ainur Zaireen Zainudin, Norhidayah Mohd Yunus, and Azlina Mohd. Yassin. "Blockchain System Architecture for Land Registration." In 20ª Conferência Internacional da LARES. LARES. Online, 2021.

Land registration requires complex sensitive data which requires a decentralised environment. Current technology only concentrates on the database storage which is less secure and can be exposed to any misconduct. This is due to the characteristics of the database having problems with unstructured data and non-relational databases. Fraud is one the major problems and is currently a serious problem within the Malaysian land registration system. The blockchain technology creates public ledgers from all complex transactions that have high potential to replace the complicated systems with one simple database. Current practice at the land office has seen the land registration process being very centralised which requires only several persons to validate and authorise the data. Therefore, the need to identify the model of the blockchain technology for land registration is essential. In addition, the foundation of the blockchain technology for the land registration system in Malaysia should be undertaken.

Artigiani, Heliana Lombardi, Angela dos Santos Silva, and Rogerio Estevam Pereira. "Consórcio imobiliário, uma alternativa ao cumprimento da função social da propriedade." In 20ª Conferência Internacional da LARES. Real estate consortium, an alternative to fulfilling the social function of the property. Online, 2021.

O Consórcio imobiliário estatuído na lei 10.257/2001 e Planos Diretores Estratégicos Municipais, com intuito de regulamentar a política de desenvolvimento urbano contida na Constituição Federal (artigos 182 e 183), é considerado a forma de viabilização de planos de urbanização, regularização fundiária ou de reforma, conservação ou construção de edificação, por meio do qual o proprietário transfere ao poder público municipal seu imóvel e, após a realização das obras, recebe como pagamento, unidades imobiliárias devidamente urbanizadas ou edificadas, ficando as demais unidades incorporadas ao patrimônio público, de acordo com o § 1o do Art. 46 do Estatuto da Cidade.

A relevância do tema nasce pela ótica da necessária persecução de uma eficaz e isonômica política urbana envolvendo o poder público e o proprietário de imóvel.
Assim, o objetivo do estudo é aparelhar medidas legais para aplicação do instrumento denominado Consórcio Imobiliário, tendo em vista não haver possibilidade de efetivação e parceria com sobreposição antagônica de interesses, onde será necessária a realização de análise das legislações federais e municipais atinentes à matéria, sob a ótica da necessária paridade entre os diretamente envolvidos. A partir da análise será elaborado um modelo matemático que, levando em consideração cenário atual dos imóveis ociosos na cidade de São Paulo e através das normas de avaliação de imóveis da ABNT poderá validar a aplicação do instrumento.

Nesse contexto, o resultado é um conjunto de diretrizes que possibilitará o cumprimento da função social da propriedade que, através da convergência das necessidades do proprietário de imóvel ocioso, terá a oportunidade de dar uso ao seu imóvel e ressarcir do seu valor pela consensual disposição da propriedade, e do ente público que promoverá a oportuna destinação, angariando economia aos seus cofres pela inexistência de delongadas e onerosas demandas judiciais por desapropriação.

de Oliveira, Paulo Sérgio Fe. "Construção modular: startupcc apresenta sistema construtivo inovador e jornada do cliente disruptiva para o mercado imobiliário." In 20ª Conferência Internacional da LARES. Modular construction: startup presents innovative construction system and disruptive customer journey to the real estate market. Online, 2021.

Ao contrário da indústria, o setor da construção não tem se beneficiado da digitalização, no que diz respeito a processos, inovação e produtividade. A construção tradicional é cercada de incertezas, com problemas de qualidade, muitas vezes gerando aumento de custos e atrasos nos prazos das obras. A construção modular apresenta-se como uma solução para esses problemas, possibilitando a compressão de prazos, a redução de custos, além de maior qualidade, desempenho e previsibilidade. Este artigo tem como objetivo apresentar o conceito e a proposta de valor de uma startup em construção modular, com sistema construtivo híbrido, inteligente, rápido e eficaz, a partir de módulos volumétricos (3D) e painéis (2D). Além disso, a startup oferece, como principal inovação e diferenciação, uma jornada do cliente disruptiva e inédita no mercado imobiliário (pedido de patente protocolado junto ao INPI), que tem início no processo de venda, assistido por arquiteto habilitado, utilizando software de realidade virtual 3D, permitindo que o futuro proprietário escolha o produto e participe da customização, incluindo a seleção dos kits de acabamentos, iluminação, automação, climatização e também dos acessórios. O sistema computacional gerará automaticamente o orçamento, o memorial descritivo e da minuta de pré-contrato de compra e venda, bem como o acompanhamento remoto, por aplicativo mobile e em tempo real, da fabricação dos módulos (off-site) e da montagem da edificação no terreno (on-site), com atualização das imagens e do cronograma físico-financeiro (previsto x realizado). O propósito é transformar a construção em uma indústria moderna e eficaz e fazer da jornada do cliente uma experiência única. O mercado alvo compreende o segmento imobiliário residencial de casas de médio e de alto padrão. Os clientes-alvo são as loteadoras e incorporadoras interessadas na venda integrada de lotes e de casas modulares, financiados na mesma operação.

Rahman, Nur Hannani Bi, Shazmin Shareena A. Azis, and Ibrahim Sipan. "COVID-19: Standard Operating Procedure Improvement For Green Office Building Using Indoor Environmental Quality." In 20ª Conferência Internacional da LARES. LARES. Online, 2021.

World health Organization (WHO) acknowledge that the coronavirus airborne transmission could be potentially indoors with crowded and poorly ventilated rooms. Thus, COVID-19 guideline is expected to be part of the 'new norms' in workplace. However, regarding the COVID-19 Standard Operating Procedure (SOP) issued by Ministry of Health Malaysia, there is lack of concentration on Indoor Environmental Quality (IEQ) attributes even it has been proven in many research that the transmission of COVID-19 actively occurs indoor environment and IEQ could mitigate the virus transmission. Therefore, this study aims to discover sustainable COVID-19 framework for office building which not only resilient to COVID-19 threat, but also resilient towards sustainability. There are three objectives outlined in this study: 1) To identify IEQ attributes for office building, 2) To analyse the important IEQ attributes that relate to the existing COVID-19 management guideline for office building, and 3) To develop a sustainable COVID-19 framework for office building. A total of 93 questionnaires is distributed among employees at Menara Majlis Bandaraya Johor Bahru, Malaysia and analysed using Mean Analysis and Cross Tabulation to achieve the research objectives. Overall, result shows that EQ7 Air Change Effectiveness is the most important IEQ attributes that can be selected to improve COVID-19 SOP, while wearing face mask/face shield, frequent hand washing/hand sanitizer, practice personal hygiene and respiratory etiquette, avoid handshaking, practice social/physical distancing, avoid public spaces, gatherings and crowds, avoid contact with people who could be high-risk, avoid meeting in largescale size, relieve/stay home if feel unwell, avoid travelling who are in high-risk, and self-isolate who recently visited latest COVID-19 hotspots are the most important COVID-19 SOP for workplace. This study is significant for building manager or COVID-19 management in workplace to enhance their current SOP by integrating with IEQ to reduce COVID-19 spread in workplace.

Douek, David, and Claudio Felisoni de Angelo. "Desempenho de Ativos Imobiliários: Perspectivas da Governança Ambiental, Social e Corporativa no Brasil." In 20ª Conferência Internacional da LARES. Real estate investments performance: the ESG perspective in Brazil. Online, 2021.

Embora a governança ambiental, social e corporativa (ESG) esteja cada vez mais em evidência no ambiente de negócios, há ainda muito ceticismo por parte de investidores do setor imobiliário sobre a importância do tema. Por meio de uma revisão sistemática de literatura é feita uma análise com o objetivo de auxiliar pesquisadores e tomadores de decisão na interpretação das causas e consequências possíveis, no contexto brasileiro de empresas de capital aberto do referido setor. São verificadas diferenças entre o mercado nacional e outros mercados, como a inexistência, no Brasil, de índices dedicados à avaliação de desempenho de empresas do setor imobiliário que incorporem ESG. O papel de órgãos reguladores como a U.S. Securities and Exchange Commission (SEC) e da Comissão de Valores Imobiliários (CVM) também é identificado como agente de mudanças. Por fim, é identificada a necessidade de aprofundar a pesquisa sobre as variáveis de ESG que efetivamente podem ser diretamente relacionadas ao desempenho dos ativos imobiliários na B3 como forma de incentivar a adoção de práticas de ESG por um número crescente de empresas.

Genari, Monique, and Eliane Monetti. "Elaboração e validação de questionário para identificação de anseios e necessidades relativos à moradia dos usuários de studios." In 20ª Conferência Internacional da LARES. Elaboration and validation of questionnaire to identificate wishes and needs regarding to habitation of studios users. Online, 2021.

Os edifícios de apartamentos disseminaram-se como a forma principal de moradia das classes média e alta, assim como a tipologia predominante nas grandes cidades brasileiras. O apartamento de um dormitório surge numa variação tipológica denominada studio. Essas unidades deixaram de ser associadas a habitações mínimas e baratas, sendo direcionadas a públicos de alto poder aquisitivo em regiões valorizadas das cidades. O motivo pelo qual houve um aumento da participação dos studios no total dos lançamentos imobiliários, na cidade de São Paulo, diverge opiniões. Há autores que afirmam que os studios atendem aos anseios de um público que não se importa em viver em espaços pequenos, desde que bem localizados e com infraestrutura e serviços compartilhados. Acrescentam que esses imóveis estão frequentemente destinados a uma parcela da população que não se enquadra no formato de família nuclear e que não tem pretensão na propriedade de um imóvel. De outro lado, há autores que afirmam que é resultante da perda de poder de compra das famílias. Nessa visão, a compactação do imóvel acarreta, na ótica do usuário, em manter-se em regiões bem localizadas e, na ótica do incorporador, em manter a atratividade. Não há informação que responda se seus usuários tem desinteresse em adquirir habitação e se o studio é o produto que desejam para locação. O objetivo desta pesquisa é desenvolver e validar um questionário destinado a moradores de unidades habitacionais do tipo studio na cidade de São Paulo, que revele as necessidades e os anseios dos usuários em optar pela unidade compacta para sua moradia. Com referência na área de pesquisa de marketing, a pesquisa será conclusiva descritiva, com a obtenção de dados primários. Em um instrumento estruturado, não-disfarçado, auto preenchido e aplicado individualmente, serão identificadas características demográficas, sócio-econômicas, opiniões, motivações e intenções a respeito da habitação.

Barkatz, Maxime, and Renata Latuf Sanchez. "Ferramenta para avaliação de empreendimentos de retrofit." In 20ª Conferência Internacional da LARES. Real Estate Retrofit Assessment Tool. Online, 2021.

Muitas das áreas centrais de cidades brasileiras encontram-se degradadas, como resultado de um processo multifacetado e de longa duração. Esta obsolescência carrega uma contradição, entretanto: ao mesmo tempo em que se encontram desvalorizadas, as áreas centrais são dotadas de grande quantidade de infraestrutura, oportunidades e serviços, o que revela sua importância no tecido urbano e a necessidade de sua recuperação. A concretização de tal reforma urbana só será possível pela conjunção das práticas de inúmeros agentes, que precisam entrar em acordo a respeito da importância destas ações. Nesse contexto, há um papel que a iniciativa privada pode reivindicar, por meio da reabilitação de edifícios antigos (retrofit), tanto em seus aspectos físicos quanto urbanos, ampliando seu impacto no desenvolvimento urbano e na agenda socioambiental. Para ser efetiva, essa ação precisa apoiar-se nos princípios contemporâneos de sustentabilidade urbana e responsabilidade corporativa. É neste sentido que apresentamos neste artigo uma ferramenta para avaliação do impacto de empreendimentos imobiliários de retrofit. Esta ferramenta – composta por um conjunto de indicadores e critérios mensuráveis baseados na revisão de literatura sobre sustentabilidade urbana e nos principais sistemas de certificação de edificações mundiais - permite demonstrar e comunicar o impacto do edifício na cidade, avaliando sua sustentabilidade em termos de sua inserção urbana, qualidade da edificação, impacto social, ambiental e na saúde e bem estar de usuários. Utilizada de maneira independente a processos de certificação existentes, esta ferramenta simplificada poderá fornecer insumos para a definição de projetos de retrofit mais sustentáveis, em especial para empresas imobiliárias de pequeno e médio porte. A comunicação dos resultados permite maior transparência das empresas com os agentes envolvidos, tais como clientes, investidores, poder público, vizinhos, construtoras, projetistas, etc. sobre a importância do projeto e sobre os parâmetros mais relevantes para sua avaliação.

da Silva, Fernanda Antunes Batista. "Flexible workspaces within corporate real estate." In 20ª Conferência Internacional da LARES. LARES. Online, 2021.

Building flexibility within real estate is challenging due to its inherent characteristics of being immovable, large and expensive, making any transformation a complex matter. However, it is possible to achieve different types of flexibility within the different types of corporate real estate an organisation owns. The literature surrounding the development of more flexible workspaces within the corporation has a focus on the physical layout and internal usage raising issues such as non-territorial spaces, hot-desking and hotelling. Flexible workspaces, however, can also take place outside an organisation. As technology allows the office space to evolve beyond its industrial heritage, space as a service becomes another option for corporations to unleash flexibility. External flexible workspaces are offices with different levels of curated services available to hire on an ‘easy-in, easy out’ basis. Originally used by freelancers and start-ups seeking affordability, the current flexible workspace market has expanded in terms of the number of operators, the magnitude of take-ups and the type of users, which now also encompasses large corporations. To date, very little research has been made on the adoption of flexible workspaces by the corporate sector. This study is aimed to provide an overview from academic and nonacademic sources of the approach corporations take to use such environments, what drives them to flexible workspaces and the perspectives for the future in a post-pandemic world. It is found that from cost reduction to talent retention, the reasons why corporations are attracted to flexible workspaces vary, as well as their patterns of usage, which range from housing a flexible workspace within their portfolio, to outsourcing workspace to an operator. As Covid-19 has made organisations rethink the amount of real estate they occupy, it is expected a greater drive from corporations to incorporate flexibility and allow agility in uncertain economic times.

Massaro, Cesar Augusto, Diego de Alcânt Lacerda, Giulia Di Ruzza Freschi, and Jorge Luiz Pascoal. "Galpões Logísticos destinados ao Agronegócio." In 20ª Conferência Internacional da LARES. Logistic warehouses for agribusiness. Online, 2021.

Com o recente lançamento de fundos imobiliários voltados para o segmento logístico e industrial da cadeia do agronegócio, tendo como principal finalidade a produção, armazenagem e processamento de itens, voltam-se as discussões sobre este tipo de empreendimento direcionado ao mercado de empreendimentos de base imobiliária, com ênfase na formatação do produto e mercado. De acordo com o IBGE, a safra nacional de grãos deste ano será recorde na série histórica que foi iniciada na década de 70, com crescimento de 3,5% em relação ao ano passado. Sendo assim, é notável o progressivo desenvolvimento do agronegócio no país. Considerando a fundamental importância do domínio da cadeia logística do setor, este trabalho objetiva definir a formatação do produto (galpões logísticos destinados ao agronegócio), estabelecendo as características e diretrizes necessárias para atender ao mercado e discutir as oportunidades de investimentos imobiliários para este tipo de empreendimento. O trabalho utilizará a metodologia de pesquisa bibliográfica, buscando materiais e acervos de referência na área. As etapas da pesquisa envolvem: entender a logística do agronegócio e dos galpões industriais, delimitar as tipologias e quais segmentos de mercado do agronegócio serão atendidos, realizar a formatação do produto: definindo as características e diretrizes básicas do empreendimento para atender este mercado e orientar as empresas que irão trabalhar com esse produto e buscar pelas oportunidades de investimentos nesse tipo de empreendimento (fundos imobiliários emergentes neste setor). Como resultados, este trabalho busca caracterizar os galpões logísticos voltados para o agronegócio, definindo as necessidades para atender o setor e empresas da área, como: área mínima/máxima, localização e classificação do empreendimento, disponibilidade de terrenos para viabilização deste produto, tipos de galpões disponível em mercado que forneçam o armazenamento adequado e caracterizar os fundos de investimentos que existem para este tipo de empreendimento, entre outras informações.

Okamoto, Carollina Hitomi, André Montes Cruz, and Patrícia Sobral Fernandes. "Gestão do patrimônio público: possibilidade de promoção do desenvolvimento urbano e obtenção de receitas patrimoniais." In 20ª Conferência Internacional da LARES. Management of public property: the possibility of promotion of urban development and obtaining property income. Online, 2021.

A administração pública apresenta diversos terrenos sem utilização, com dificuldades de gerenciar os seus ativos e garantir o cumprimento da função social da propriedade, dentre eles, podemos destacar aqueles que estão em locais valorizados e que despertam o interesse do mercado imobiliário. Em contrapartida, a gestão municipal carece de recursos para suprir demandas de habitação, infraestrutura e manutenção. Frente aos desafios, salientamos a importância das estratégias de desenvolvimento urbano com uso desses ativos públicos, possibilitando a obtenção de receita através de parcerias com o setor privado e, por consequência, gerando recursos para fins sociais. Este estudo, objetiva-se compreender o potencial de desenvolvimento urbano e captação de recursos governamentais por meio de empreendimentos imobiliários em terras públicas. Para isso, foi abordada, inicialmente, a compreensão da possibilidade de promoção desses empreendimentos nessas áreas, por meio de parcerias com o setor privado, destacando seus principais desafios e oportunidades. Posteriormente, para compreender a possibilidade de aplicação foi feito um estudo de caso do Centro Comercial no Setor Noroeste de Brasília realizado pela TERRACAP, Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal. O terreno foi concebido junto ao bairro Noroeste com foco na criação da sua centralidade, existindo o potencial de empreendimentos multiuso como shoppings centers, torres corporativas e residenciais long stay, fornecendo serviços, lazer e empregos para a população local e para toda a cidade de Brasília. Para definir o mix de produtos mais rentáveis, foi feita uma modelagem econômico-financeira, definindo uma receita mínima do terreno de R$ 175 milhões, resultando para o investidor uma TIR de 10,3% ao ano. Com o estudo, conclui-se que os terrenos públicos podem ser interessantes para o desenvolvimento urbano, no entanto, é necessário estudar a possibilidade de geração de receita, que será utilizada para financiar outras demandas sociais.

Garcia, Juliana Bueno dos, and Paola Torneri Porto. "IDENTIFICAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DOS ATRIBUTOS PARA GESTÃO DE PORTFÓLIOS DE EDIFÍCIOS DE ESCRITÓRIOS PARA LOCAÇÃO." In 20ª Conferência Internacional da LARES. IDENTIFICATION AND RANKING OF ATTRIBUTES FOR PORTFOLIO MANAGEMENT OF COMMERCIAL REAL ESTATE OFFICE BUILDINGS . Online, 2021.

A gestão de portfólios dos empreendimentos do real estate demanda uma grande quantidade de informações que visa fundamentar a tomada de decisão do gestor para a compra, venda ou reposicionamento do ativo dentro de suas carteiras. Essas informações se apresentam na forma de atributos, e eles auxiliam a identificação dos aspectos macroeconômicos, setoriais e de inserção urbana, assim como os próprios aspectos dos ativos, que orientam os profissionais do mercado imobiliário para a gestão dos portfólios.

Este artigo baseou-se na monografia apresentada para obtenção do título de especialista em Real Estate no MBA do Poli-Integra/USP, onde buscou-se identificar e classificar os atributos mais relevantes para a realização das atividades de gestão dos profissionais do real estate. O foco foram os portfólios de empreendimentos de base imobiliária de edifícios de escritórios para locação que são abrigados em: Fundos de Investimento Imobiliários (FIIs), Fundos de Investimentos em Participações (FIPs), property companies e fundos de pensão.

Na monografia, a identificação dos atributos ocorreu por meio de revisão bibliográfica com a subsequente elaboração de questionários que foram aplicados em rodadas sequenciais junto aos profissionais do mercado, através da aplicação da técnica Delphi. Os dados obtidos pela pesquisa foram interpretados e analisados e, por fim, os atributos foram classificados. A partir dessa classificação, foi possível hierarquizá-los por ordem de relevância entre os gestores.

Este artigo, busca apresentar de forma resumida a forma como a pesquisa ocorreu. As tabelas apresentadas como resultado, com a classificação dos atributos pela sua relevância, podem ser uma fonte de referência perante os profissionais que atuam na gestão de portfólios, permitindo que análises e comparações sejam feitas entre os diferentes atributos, contribuindo, dessa forma, com a metodologia de trabalho e busca de informações por esses profissionais. 

Droubi, Luiz Fernando P., Carlos Augusto Zilli, and Norberto Hochheim. "Índices de preços de imóveis nos países em desenvolvimento." In 20ª Conferência Internacional da LARES. Property price indices in developing countries. Online, 2021.

Índices de preços no mercado imobiliário, ao lado de outras variáveis relevantes para este mercado, são uma importante ferramenta para a aferição do seu aquecimento, do seu bom ou mau funcionamento e do seu relacionamento com outras variáveis da Economia de um país, estado ou cidade. É importante conhecer, porém, não apenas o valor de um índice de preço em cada período, mas também a metodologia de confecção deste índice, ou conclusões precipitadas podem ser tomadas. A depender da metodologia, o índice de preço pode ser utilizado na aferição do estoque de unidades de um determinado mercado, no levantamento do investimento realizado no mercado imobiliário em um determinado período, ou para ambas as coisas. Outros índices de preços, infelizmente, não se prestam a uma coisa nem outra, sendo úteis apenas para análises econômicas menos rigorosas. Nos países desenvolvidos o alto número de negócios imobiliários permite a utilização dos métodos de vendas repetidas de imóveis. Dada a facilidade de sua utilização, este método é largamente utilizado nos países mais desenvolvidos. No entanto, devido aos seus pontos fracos, como o alto número de dados de negócios isolados não-aproveitados, alguns trabalhos tem proposto novos métodos que possibilitem a utilização destes dados, o que permite uma maior eficiência no ajuste do índice. Estes novos métodos, como o método autoregressivo, poderá vir a substituir o método das vendas repetidas no ajuste dos índices de preços dos países desenvolvidos nos próximos anos, mas também devem ser uma boa opção para os países periféricos, haja vista que permite o melhor aproveitamento dos poucos dados disponíveis nestes países.

Teixeira, Felipe Donato Bor, and Cláudio Tavares de Alencar. "Matrizes Bases para Sistemática de Análise para Tomada de Decisão em Investir em Renovação de Edifícios de Escritórios para Locação." In 20ª Conferência Internacional da LARES. Basic Matrix for Systematic Analysis for Decision in Investiment on Office Building Renovation. Online, 2021.

O perfil de edifícios de escritórios para locação (EEL) vem se transformando rapidamente, com o acelerado desenvolvimento econômico, as empresas demandam por espaços cada vez mais integrados e otimizados. Por isso, os EELs precisam acompanhar constantemente tais mudanças – demandando dos gestores novas soluções de produtos cada vez mais diversificados e flexíveis, caso contrário tendem a perder competitividade para novos empreendimentos. É natural que em clusters tenham escassez de lotes disponíveis para a construção de novos produtos que supram essas necessidades, sendo a renovação uma opção de investimento, reaproveitando um edifício existente, atualizando-o para que se torne competitivo com os parâmetros desejados.

É cada vez mais comum, no mercado, o surgimento de novos empreendimentos renovados e isso vem gerando impactos positivos nos seus entornos. Contudo a decisão de investir nessa estratégia necessita de uma análise diferenciada, pois trata-se de um imóvel que está envolto por variáveis físicas e econômicas que devem ser estudadas mais detalhadamente sob uma ótica sistematizada.

Esse artigo tem como objetivo o desenvolvimento de matrizes de análises que são a base da sistemática que auxilia os investidores na tomada de decisão em investir em renovação em ELLs, desenvolvida pelo autor em sua dissertação de mestrado. É feito através de revisão bibliográfica sobre o tema e da realização de entrevistas com gestores atuantes do mercado. O cruzamento de informações a partir das análises teóricas com o conhecimento empírico dos entrevistados possibilitou a criação de uma matriz comparativa com três macro pilares (econômico, social e ambiental) no qual foram identificados os anseios e barreiras que envolvem a tomada de decisão. A partir disso desenvolveu-se o diagrama de atributos com os inputs de informações que devem ser consideradas para o desenvolvimento da rotina. O resultado deste artigo é a apresentação de ambas as análises e como elas se posicionam na sistemática.

Moreira, Felipe Vaz. "Metodologia de classificação (rating) para Fundos Imobiliários no Brasil." In 20ª Conferência Internacional da LARES. Rating methodology for Real Estate Funds in Brazil. Online, 2021.

O mercado de Fundos Imobiliários (FIIs) tem ganho cada vez mais relevância no mercado brasileiro de investimentos. Segundo dados da B3 de dezembro de 2020, já são mais de 1,2 milhão de investidores cotistas (um terço do total de investidores na Bolsa), com valor de mercado de R$ 122 bilhões e representados por 311 Fundos negociados na B3. A partir do momento em que há muitas alternativas de alocação, tanto em termos de quantidade de FIIs, segmentos de atuação e estratégias, impõe aos investidores maiores desafios no momento de selecionar as opções que mais se adequem aos seus objetivos, estratégia de diversificação e perfil de investidor. O objetivo do estudo é propor uma metodologia de classificação (rating) por meio de um conjunto de atributos a serem observados na análise de Fundos Imobiliários do Brasil, auxiliando assim os investidores em suas tomadas de decisão. Ao final do artigo, será apresentada uma matriz relacionando os ratings atribuídos aos FIIs analisados com a precificação de suas cotas no mercado (valor de mercado da cota versus valor patrimonial da cota), de forma a facilitar a identificação de oportunidades de alocação ou revisão de um dado portifólio atual de FIIs. Também será apresentado um diagnóstico feito com o uso da metodologia de back-testing, para avaliar se os FIIs com maior rating atribuído tiveram performance destacada frente ao IFIX (Índice de Fundos de Investimentos Imobiliários – B3).

Mendes, A., F. L. Resende, and G. Uchôa. "Negociações extrajudiciais e ações judiciais atinentes à redução de valor de aluguel – decorrentes da crise sanitária – e possibilidades de compensação para mitigar os prejuízos ao setor de Real Estate." In 20ª Conferência Internacional da LARES. Extrajudicial (Outside the Court) negotiations and lawsuits related to the reduction of the rent value - resulting from the sanitary crisis - and possibilities of compensation to mitigate the losses to the Real Estate sector. Online, 2021.

Este artigo tem como objetivo verificar evidências das práticas de negociações dos contratos em Real Estate, frente à conjuntura atual. A proposição se apropria de elementos conjunturais inerentes ao período de crise sanitária - COVID19 - em recorte temporal de janeiro à junho de 2020. A possível judicialização dos pedidos de redução ou isenção de aluguéis e taxas poderia significar o enfrentamento à morosidade da justiça, a incerteza dos resultados e os custos dos pleitos, bem como a ausência de previsão legal no que tange às soluções para um momento sem precedentes no Brasil. Algumas evidências de negociações extrajudiciais já se constatavam em notícias dos meios de comunicação. Quais as bases para estas negociações e as consequências destas para o setor de Real Estate? Dado o questionamento que motiva o presente trabalho, expõem-se que, por meio enquetes, metodologia adequada à rápidas coletas de informações, inferiu-se que: 1- As Negociações e arranjos extrajudiciais entre os stakeholders têm sido amplamente utilizadas no setor de R.E para, sobretudo, resguardar o equilíbrio econômico dos contratos. 2- As ações judiciais atinentes à redução de valor de aluguel vêm sendo tratadas de forma equilibrada pelo judiciário com a finalidade de evitar a processualização dos efeitos da crise sanitária. 3- Elas não vêm mitigando prejuízos derivados do cenário pandêmico, inclusive podem culminar em danos generalizados para o setor. 4- Não há como compensar a quebra no fluxo de renda dos EBIs

Schuster, Bruna Fonseca, and Eliane Monetti. "O CONCEITO IBUYER: DESAFIOS E RISCOS DO MODELO DE NEGÓCIO." In 20ª Conferência Internacional da LARES. The ibuyer concept: Challenges and risks of the ibuyer model. Online, 2021.

O setor de real estate é marcado tradicionalmente por ciclos longos, porém, recentemente, uma tendência vem aparecendo, envolvendo tecnologia, por meio das chamadas proptechs, que contrastam com a visão tradicional do segmento (BRAESEMANN, BAUM, 2020). Dentro das proptechs incluem-se as ibuyers, empresas do setor de real estate que se utilizam de plataformas online para compra e venda de imóveis residenciais e agem como um provedor de liquidez (BUCHAK et al., 2020). Esse modelo, que apareceu nos Estados Unidos em 2014 e, no Brasil, em 2018, é tido como uma importante disrupção tecnológica no mercado imobiliário (BUCHAK et al., 2020). Tal estrutura possui potencial de crescimento e ainda é pouco documentada. O objetivo deste trabalho é identificar os principais desafios e riscos do modelo ibuyer, além de contribuir com o mercado por meio de estruturação do conhecimento adquirido na tipologia desse negócio. A revisão bibliográfica do modelo ibuyer foi acompanhada por entrevistas junto a agentes do mercado, cujas percepções foram ensaiadas com o auxílio de um modelo simulador, que permitiu identificar os impactos produzidos nos resultados pela ocorrência dos fatores identificados como sensíveis para essas operações. As entrevistas foram realizadas em forma de questionário semiestruturado, com perguntas que direcionaram os entrevistados a citarem quais riscos e desafios eles identificavam como principais no negócio. A operação do modelo apontou que alterações no prazo, nos custos de reforma e no valor de venda são críticos na operação. Como resultado, uma matriz de risco foi sugerida, para ilustrar tais impactos.

Gaiarsa, Claudio, and Paola Torneri Porto. "Os ratings de crédito aplicados aos empreendimentos e aos valores mobiliários vinculados ao Real Estate." In 20ª Conferência Internacional da LARES. Credit ratings applied to real estate developments and real estate based securities . Online, 2021.

Há bastante tempo os ratings de crédito foram instituídos,e servem como indicadores das perspectivas de adimplência dos devedores, e seus títulos de crédito, face aos credores. O mercado de dívida corporativa utiliza-se amplamente desses indicadores de qualidade do crédito, seja no processo de colocação dos títulos, seja nas negociações no mercado secundário. À medida que as notas de crédito emitidas pelas agências de rating são alteradas ao longo do ciclo econômico e da vida do título, os gestores de ativos valem-se dessas alterações para basear suas decisões de remanejamento dos portfólios no sentido de protegêlos das variações negativas, ou de aproveitarem-se das variações positivas. As avaliações que atribuem rating são exclusivamente para o crédito, representado pelos títulos de divida, não sendo aplicados para avaliação de ações de empresas, que são considerados títulos de risco, também chamados de títulos de renda variável.

As avaliações de crédito com a atribuição de notas especificamente para o mercado de títulos de crédito e de valores mobiliários representativos de empreendimentos de base imobiliária (REITs) são amplamente utilizados nos EUA. A atribuição das notas de crédito para esse tipo de empreendimento conta inclusive com metodologias de análise específicas para empreendimentos de base imobiliária, e que são distintos das metodologias para avaliações de crédito corporativo em geral.

A proposta deste artigo é efetuar uma revisão dos fundamentos que governam a atribuição de notas de crédito para esses títulos, com o intuito de avaliar sua aplicação no mercado brasileiro. Essa proposta é elaborada em função das mudanças advindas do crescimento do mercado de crédito imobiliário nos últimos anos, do surgimento de valores mobiliários associados a esse tipo de investimento, e em função das perspectivas de que esse mercado tende a se ampliar, se tornar mais complexo e se sofisticar. Além disso é esperado também que a importância dessas ferramentas cresça juntamente com o crescimento projetado pelas tendências de que haverá parcelas crescentes dos portfólios de planos de pensão, seguradoras, fundos de pensão, e de family offices dedicados aos investimentos de base imobiliária e dos correspondentes valores mobiliários

de La Paz, Paloma Taltavull. "Predicting housing prices. A long term housing price path for Spanish regions." In 20ª Conferência Internacional da LARES. LARES. Online, 2021.

This paper aims to forecast the long term trend of housing prices in the Spanish cities with more than 25 thousand inhabitants, a total of 275 individual municipalities. Based on a causal model explaining housing prices based on six fundamental variables (changes in population, income, number of mortgages, interest rates, vacant and housing prices), a pool VECM technique is used to estimate a housing price model and calculate the 'stable long term price', a central concept defined in the formal valuation process. The model covers the period 1995-2020, and the long term is approached from 2000 to 2026, so the prediction exercise includes backcast and forecast period allowing to extract the long term cycle housing price have followed during last 20 years and project it further six years. The analytical process follows three steps. Firstly, it identifies the cities following a common pattern in their housing market by clustering twice the cities: (1) using house price time series and (2) using a machine learning approach with the six fundamental variables. Results give a comprehensible evolution of the long term component of housing prices and the model also permits the understanding of the main drivers of housing prices in each Spanish region. Clustering cities with two statistical tools give pretty similar results in some cities but is different in others. The challenge of finding the correct grouping is critical to understanding the housing market and forecasting their prices.

Gaiarsa, Claudio. "Regularização Fundiária, o Estado de Direito e o Mercado Imobiliário: Impactos na Formação Bruta de Capital Fixo." In 20ª Conferência Internacional da LARES. Land Regularization, The Rule of Law and Real Estate Market: Impact on Gross Fixed Capital Formation. Online, 2021.

O ponto de partida deste artigo é a alta incidência de imóveis sem plena titulação no Brasil. São três os segmentos do artigo: em primeiro lugar é caracterizado o fenômeno, suas repercussões mais relevantes para o cidadão e para a economia.

Na segunda parte serão analisadas as razões pelas quais a disseminação massiva dos imóveis irregulares no Brasil caracteriza nosso país como importante contribuição no que tange à vigência do Estado de Direito. Isso é consequência da interposição de inúmeros obstáculos para o acesso do cidadão comum ao direito de ter sua residência plenamente regularizada do ponto de vista do que determina a lei.

Na terceira e última parte serão analisados os impactos do fenômeno na economia, com ênfase na formação bruta de capital fixo (FBCF). A FBCF é a métrica básica na aferição do crescimento econômico de um país. A construção civil é o principal elemento na composição desse vetor, e o segmento de habitação é um dos sub componentes principais da construção civil. A hipótese subjacente é a de que os efeitos últimos da simplificação dos processos de titulação dos imóveis residenciais seria uma contribuição relevante na reestruturação da dinâmica da economia brasileira, ao permitir incrementos significativos nos negócios do mercado imobiliário, com participação especial do crédito imobiliário.

Azis, Shazmin Shareena A., Hishamuddin Mohd Ali, Nur Hannani Ab Rahman, and Nur Amira Aina Zulkifli. "Review of Indoor Environmental Quality (IEQ) For Development of Sustainable Covid-19 Resilient Framework for Office Building." In 20ª Conferência Internacional da LARES. LARES. Online, 2021.

Coronavirus disease (COVID-19) pandemic has rapidly affected day to day life, business and disrupt the world trade and movements. Various industries and sectors are greatly affected by the cause of this disease. This virus creates significant knock-on effects on the daily life of citizens, as well as the global economy. The World Health Organization (WHO) acknowledge coronavirus airborne transmission could be potentially indoors with crowded and poorly ventilated space. Therefore, new Standard of Procedures (SOP) in workplace has been introduced to reduce the spread of COVID-19 including practicing physical distancing and avoiding physical meetings. Several researchers have suggested that green measurement such as Indoor Environmental Quality (IEQ) would ensure long-term social and environmental protection. Therefore, it is important to integrate the Indoor Air Quality attributes in the recent SOP in workplace. This study is conducted to comprehensively review the Indoor Environmental Quality (IEQ) attributes for office building in Malaysia. This is one of the processes of developing a sustainable COVID-19 resilient framework for office building. There are three green rating tools for office building in Malaysia namely Green Building Index, GreenRE and PHJKR. Seven categories, 16 sub-criteria, and 42 attributes of IEQ for office building that should be consider for the framework development including space management air quality, thermal comfort, lighting comfort, visual comfort, acoustic comfort, and verification and space management. 

Nunes, Mariana Petroucic, and João Fernando P. Meyer. "Tendencias demográficas da demanda de moradias para idosos." In 20ª Conferência Internacional da LARES. Demographic trends in housing demand for the elderly. Online, 2021.

A análise do perfil e de projeções populacionais é tema vastamente trabalhado por diversas Ciências. Para estudos de Mercado Imobiliário, conhecer o perfil populacional e prever tendências do mesmo é intrínseco à uma ótima performance de produto, visto que este demanda longos períodos de desenvolvimento e operação, e que deverá ter performance adequada por décadas antes que seja viável pensar em uma mudança radical de uso. Com as rápidas mudanças que o perfil populacional vem sofrido nas últimas décadas, o desafio para empreendimento está em suprir as demandas de seu público alvo durante sua “vida útil”.

O estudo populacional permite conhecer não só as demandas atuais, mas prever demandas futuras, antecipando uma solução de produto inovadora em um mercado ainda não suprido. O emergente envelhecimento populacional, no Brasil, é uma oportunidade crescente para o mercado imobiliário.

Diante de avanços científicos, principalmente nas áreas da saúde e tecnologia, a expectativa de vida tem progredido mundialmente, implicando em um rápido aumento da parcela de idosos relativa à população total. Naturalmente, este mercado em vertiginosa ascensão, especialmente o de moradia, deve ter suas expectativas e necessidades estudadas. Parte do estudo de desenvolvimento de um projeto imobiliário deve conter análise do público alvo, principalmente no caso de idosos e aposentados que até hoje no Brasil não contam com muitas opções de produtos residenciais específicos e acessíveis à disposição.

Zulkifli, Nur Amira Aina, and Shazmin Shareena A. Azis. "The Effects of Tangible and Intangible Green Elements on Green Residential Value from Professional Perspectives." In 20ª Conferência Internacional da LARES. LARES. Online, 2021.

In 2020, the world’s 7.8 billion inhabitants grappled with the novel coronavirus and the disease it causes, COVID-19, and gained new insight into the contributions of population density in urban areas, household size, and population aging to our vulnerability to pandemics. The restriction movement and lockdown has cause less global economic activity thus resulting less demand for some energy sources. However, some of the studies found an increase in household energy consumption up to 95% and negatively impact the occupant’s expenditure since the restriction of COVID-19. Green building can be introduced as a response to this alarming situation. Green buildings have been proven to conveyed benefits in terms of energy and water saving and reduce negative impacts on the environment. Over decades, numerous studies have been conducted to investigate the relationship between green and property value. Past research has identified tangible elements of green building that is green envelope components that have effect on residential property value. However, to present, no research has been conducted to determine the effect of both tangible and intangible green elements on residential property value. Hence, this study aims to identify the effect of tangible and intangible green elements of green residential building on property value. 96 questionnaires were distributed among the professionals and were analyzed using frequency analysis. Tangible green envelope components including green roof, solar water heating, light pipe, solar photovoltaics, green wall, light shelf, and sustainable timber have positive effect on property value. Meanwhile, intangible green elements namely proximity of green residential building to basic amenities and public transportation which less than 500m and 750m are proven to increased property value. This research significantly explores the valuation field and contributes to new knowledge in valuing green properties.

Morais, Gabriela de Freitas, and Angelo Salvador Filardo, Jr.. "Transformações no uso do solo no sudoeste e sul da Região Metropolitana de São Paulo." In 20ª Conferência Internacional da LARES. Land use transformations in southwestern and southern areas of São Paulo Metropolitan Region. Online, 2021.

O artigo analisa e mapeia padrões de dispersão e de verticalidade e suas combinações, para (re)descobrir fenômenos e processos de transformação na morfologia urbana. No setor sudoeste da Região Metropolitana de São Paulo (VILLAÇA, 2001) observam-se padrões (a) de crescimento periférico, que se estende sobre Áreas de Mananciais protegidas por lei, e (b) transformações operadas pelo mercado imobiliário, no centro dinâmico de serviços e áreas residenciais de alta renda.

As transformações forami mapeadas para os anos de 2010 e 2018, no território entre as rodovias Raposo Tavares e Imigrantes. Foi utilizado o programa QGIS para demarcar os polígonos onde ocorreram as transformações, sobrepondo-se imagens de satélite a partir de Geoserviço (WMS/WMTS). As imagens de alta definição sobrepostas foram: Ortofotos 2010&2011 (EMPLASA) e Mosaico Imagens RMSP Digital Globe 2017&2018.

As transformações foram divididas em onze categorias que permitem análise das mudanças ocorridas em oito anos, levando-se em conta a verticalidade e a densidade construtiva. A classificação baseou-se no método de classificação Local Climate Zones (Stewart e Oke, 2012), compatibilizadas com categorias do projeto temático FAPESP QUAPÁ-SEL – os Modos de Ocupação: Adição, Consolidação e Substituição. A essas categorias foi acrescida a categoria Salto da Urbanização, importante para caracterização da dispersão urbana, proposta por Biderman e Hiromoto (2019).

O trabalho permitiu identificar áreas de transformação mais intensa associadas à verticalização, ao espraiamento da mancha urbana e à formação de corredores de usos associados à circulação regional.

Val, Mario Aldegheri, and Marcella Carone do Nascimento. "Uso misto e os Eixos de Transformação Urbana de São Paulo: o caso da Av. Rebouças." In 20ª Conferência Internacional da LARES. Mixed use and Urban Transformation Axis in São Paulo: Rebouças Avenue Case Study. Online, 2021.

O presente artigo pretende investigar a resposta da produção imobiliária à nova regulação urbanística de São Paulo, tendo como foco os novos empreendimentos produzidos na Av. Rebouças. O Plano Diretor Estratégico de 2014 teve como princípio, entre outros, orientar o adensamento e a verticalização da cidade em áreas dotadas de boa infraestrutura, notadamente ao longo de eixos de mobilidade urbana de alta capacidade e em pólos de indução de desenvolvimento. Adicionalmente, buscou-se incentivar a produção de empreendimentos de uso misto através de uma série de dispositivos presentes no PDE e na Lei de Zoneamento de 2016, que não computam, para fins de contrapartida financeira, as áreas destinadas à Fachada Ativa e uso não residencial em projetos residenciais. Paralelamente, a Av. Rebouças teve seu zoneamento revisto pelo novo regramento e estabeleceu-se, nesse contexto, como um dos principais vetores de verticalização da cidade. Nessa importante via de ligação entre centralidades econômicas, vem sendo produzidos uma série de empreendimentos imobiliários que materializam no território urbano os princípios do PDE e os incentivos previstos nas leis. Para isso, os agentes envolvidos na produção imobiliária – em especial incorporadores e arquitetos – desenvolveram novos produtos imobiliários e encontraram novas fórmulas para maximizar a geração de valor de seus projetos, levando em conta as novas regras como o incentivo à fachada ativa e ao uso misto. Esses projetos carregam consigo implicações práticas do novo ordenamento urbanístico, como a uma concentração de projetos similares em uma única via, o engessamento da categoria de uso de cada área do empreendimento, a elasticidade do conceito de “uso misto” e a mesclagem de tamanhos de unidades no mesmo prédio, entre outros. Essas e outros e impactos serão discutidos no artigo, que direciona sua parte final para apontamentos e possíveis ajustes com a revisão do PDE em curso no ano de 2021.